segunda-feira , outubro 21 2019
Inicio / Principais / Casa / Como Construir uma Casa em Container Passo a Passo 1/10
http://www.youtube.com/watch?v=XqLRWnvP5cE

Como Construir uma Casa em Container Passo a Passo 1/10

Como Construir uma casa Modular com Container Que tal você morar em uma casa container, teria coragem? E se eu te falar que é possível você mesmo construir ela através destes artigos que irei fazer, eu mesmo fiz a minha sozinho e posso garantir que você consegue, leia todos meus…

Se gostou do post clica na estrela

Bom
Legal
Otimo

Curtiram

Ranking do Artigo

User Rating: 3.74 ( 5 votes)

Como Construir uma casa Modular com Container

Que tal você morar em uma casa container, teria coragem? E se eu te falar que é possível você mesmo construir ela através destes artigos que irei fazer, eu mesmo fiz a minha sozinho e posso garantir que você consegue, leia todos meus artigos e fique ligado.

 

Construindo sua Casa container passo a passo.

 

Reciclando Containers

Olá amigos, sejam bem vindos! Tentarei mostrar todo o trabalho que tive para construir minha casa em container sozinho, nestes 10 artigos tentarei resumir tudo para tonar a vida de vocês mais fácil. Espero que nestes posts vocês possam obter uma visão geral do que foi feito. Eu considero está materia um um documento vivo e tentarei  mostrar todos os detalhes possíveis ok.

Observação: Eu não sou um profissional da área de construção, nem engenheiro ou arquiteto. O que eu vou escrever aqui é estritamente uma descrição do que eu fiz, então se você quer se aventurar mãos a obra. Eu não posso te dar garantia de que este seria um habitar para você, outra coisa, construção em container é perigoso, tanto que o certo é procurar profissionais da area, mas como sou um cara dedicado ao que faço, pesquisei muito para não me machucar.  Sendo assim se você tentar algo similar a isso,  e quiser fazer assim mesmo estará por seu próprio risco. Então vamos ao que interessa.

 

Primeira parte, construindo sua casa em container 1/10

 

Já vou começar falando sobre algumas razões pelas quais eu tomei a decisão de morar em uma casa de container, a mais comum e todos procuram é a referencia do valor da construção e posso afirmar é bem mais em conta mesmo, mas temos outros motivos, o designer moderno e ousado o reaproveitamento dos containers são sinônimos de sustentabilidade, na construção de casas, lojas, escritórios, escolas etc. Por serem feitos de aço, um material extremamente resistente, têm longa durabilidade, eu e minha esposa adoramos nossa casa,  preservamos a natureza sem causar impacto no meio ambiente e com menor custo em comparação às obras convencionais. Mas de todos o que mais me chamou atenção é a rapidez da construção, eu demorei praticamente 4 meses para deixar ela a ponto de eu morar, isso porque eu só trabalhava na obra na parte da manha por 2 horas e a noite 3 horas. Para eu não deixar este artigo muito grande, vou responder as duvidas conforme irem me perguntando nos comentários, vamos dar continuidade. 

 



 

Projetando sua casa.

 

Antes de você sair comprando qualquer container terá que ter um projeto em mãos, eu segui o projeto planta padrão fornecido pela prefeitura de minha cidade, no meu caso ficou de momento um quarto, banheiro, cozinha e sala. Pense você já deve ter alguma ideia de como você quer viver, o container não tem muito espaço, então se deseja uma casa maior um só não será o suficiente, geralmente ficamos limitados às dimensões padrões o meu foi este abaixo..

High Cube 40′

Medidas Externas (mm) Medidas Internas (mm) Altura da Porta (mm)
Comp. Largura Altura Comp. Largura Altura Largura Altura
12.192 2.438 2.895 12.056 2.347 2.684 2.338 2.585
Cubagem (m3) Pesos (kg) Utilização
76,2 Máximo Tara Carga Carga geral não perecível
de baixa relação
peso/volume.

 Mas existem outras medidas que podem ser conferidas clicando aqui.

Existem algumas ferramentas que você pode usar para projetar sua casa, eu usei a aplicativo o sweet-home 3D  é uma grande ferramenta e fácil de usar, também temos o famoso  Google SketchUp muito bom também e totalmente em português , veja qual o melhor e faça seu projeto. 

Consultar um Engenheiro

Como falamos anteriormente, consultar um profissional sempre é bom, pois terá que preparar o terreno para sua construção, seja para um ou dez containers, O motivo pelo qual também é bom consultar é que para a remoção de componentes estruturais dos containers, sem o reforço apropriado, pode deixar a estrutura insegura. Aberturas para portas e janelas provavelmente não afetarão a integridade estrutural, mas as modificações de grande escala como a lateral inteira de um definitivamente o afetaram. Como minha casa foi simples eu não tive nenhum  problema, porem avaliei todos os pros e contras e projetei já o que eu irei fazer no futuro.

A compra de Ferramentas necessárias. 

Na  minha construção eu tive que comprar tudo, mesmo porque quando comecei não sabia nem o que era um cano 3/4 kkkkk imagine uma pessoa que não entendia nada do assunto e chega para esposa e diz que vai construir uma casa em container rs, ainda bem que ela aceitou a se aventurar nesta empreita,  mesmo eu comprando todas as ferramentas sendo elas uma policorte, furadeira, martelo, marreta, maquina de solda, esmeriladeira, serrote e mais algumas coisas, acredite se quiser ficou barato. Resumindo o que pode sair caro é a mão de obra, pois como dito antes, é bem perigoso mexer com este tipo de material.

Bom pessoal agora vou parar por aqui, no próximo artigo o 2/10 iremos abordar sobre qual container comprar, onde comprar, materiais utilizados para isolamento térmico e acústico, como fazer paredes e divisões, como cortar etc… Tenho muitas fotos do passo a passo, irei postando aos poucos, não deixem de comentar, curtam nossa pagina do Facebook…

 



 

Facebook Comments

Sobre Ricardo Salvedote

Meu primeiro contato com a internet foi exatamente a 22 anos atrás no coisa de pioneiro como dizem rs, em 1999 comecei atuar na área de Segurança Digital, configurações de firewalls e servidores linux e windows nos meados de 2005 me transformei em Consultor de Segurança da Informação que atuo até hoje, juntamente com o projeto de Empreendedor Digital.

Check Also

Casas feitas em Contêineres se destacam pelos seus designers

Casas que talvez você gostaria de morar, designers diferentes  Algumas casas feitas em contêineres para ...

13 comentários

  1. Rodrigo Hiroshi Nozaki

    Boa noite Ricardo, muito obrigado pelas dicas sobre esta fantastica construção! Em breve terei meu espaco dentro de conternes e conto com sua presença nesta empreita! Hehe

    • Olá Rodrigo, seja bem vindo ao nosso site, com certeza seguindo o passo a passo do que irei postar nestes artigos você será capaz de montar qualquer casa em container a partir do zero, fique ligado pois logo postarei novos artigos..

  2. Super legal seu artigo. Meu nome é Rodrigo moro em Goiânia. Estou na mesma empreitada, quero construir minha casa container até o ano que vem.

    A diferença é que preciso de dois quartos e quero uma estrutura de dois andares.

    Estou elaborando junto com minha arquiteta a planta. Gostaria de saber se pode me disponibilizar o quanto que foi o gasto e como calcular, se é por metro quadrado.

    Vou acompanhar de perto seus artigos. Meu muito obrigado e parabéns pela conquista!

    • Olá Rodrigo, que legal que vai construir o seu, estou a disposição para tirar suas duvidas, sobre calculo e gastos que você vai ter, tudo depende do tipo de material que irá utilizar, nos próximos posts irei colocar os materiais utilizados e como calcular, o certo é por metro quadrado mesmo.. Não perca os próximos artigos.. qualquer coisa me mande e-mail também..

  3. Muito bom! Já tive uma lancheria em um container, mas mandei fazer e agora quero eu mesmo fazer minha casa. A minha ideia é usar 2 de 40 pés e um de 20 pés, mas tenho dúvidas quanto as emendas, o que fazer? É só na solda ou usa algum silicone pra vedar?

    Obs: Muito bom seu artigo, parabéns!

    • Olá Eduardo, as emendas vai depender do seu projeto, cobertura etc.. existe varias formas mas a mais comum é a solda mesmo, depois existem tintas, massas, silicone etc… varias coisas podem ser usadas… logo irei fazer os posts, esta meio corrido porque estou fazendo agora minha cozinha de pallets então já viu…rsrsrs mais trabalho..

  4. Meu amigo a muito tempo venho pesquisando sobre o assunto e uma das minhas maiores duvidas e sobre o piso quero colocar o porcelanato pedem como e feito isso já que o contêiner tem o piso de madeira e lógico as partes úmidas como banheiro e cozinha

    • Olá Wallace bom dia, então para fazer o assentamento do piso é necessário que vc utilize, argamassa piso sobre piso e junto vc terá que passar bianco, mas existe uma forma de aplicação, isso é muito feito em casas de madeira na europa.. vou começar esta semana os próximos posts… e também farei videos. ok. aguarde.

    • Wallace, no piso vc tem que usar a massa piso sobre piso e também usar bianco, mas antes de colocar vc tem que fazer fresas na madeira e umidece-la antes da colocação, no banheiro sendo bem assentado vc não terá nenhum tipo de problema, depois passe o silicone nos beiras ok.. Qualquer duvida estou a disposição, se inscreva no meu canal do youtube para poder tirar mais duvidas lá, vou colocar videos e fazer lives para tirar as duvidas e falar de como eu fiz. https://www.youtube.com/channel/UCi4Umn1XigEkbSIHlCxRm1A meu canal.

  5. Olá meu amigo, eu também estou construindo minha casa container. E estou com uma dúvida. .. em qual argamassa usar para colocar os pisos sobre a madeira. Se puder me ajudar agradeço muito, parabéns ficou muito boa sua casa container. 👍

    • Olá André, desculpe a demora,, use a piso sobre piso, juntamente com bianco, mas faça varios zincos na madeira para a argamassa aderir melhor outro fator importante, é vc jogar agua antes da aplicação ok… Qualquer duvida estou a disposição,, boa sorte.

  6. Ola Ricardo, gostei da sua iniciativa de postar sobre a construção de uma casa em container. Tenho procurado na internet, porem so encontrei construções fora do Brasil. Tenho intenção de construir uma casa com esse material.

  7. Olá amigo, quero juntar um contêiner com uma parte de alvenaria (meu quarto) e o contêiner seria uma cozinha e banheiro (bem simples mesmo, por enquanto).

    Quanto acha que vou gastar nisso (incluindo o custo do contêiner)?

    Obrigado desde já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *