segunda-feira , outubro 21 2019
Inicio / Principais / Casa / Como Construir uma Casa em Container Passo a Passo 3/10
Construção de Casa Modular, Casa Contêiner faça vc mesmo.

Como Construir uma Casa em Container Passo a Passo 3/10

Construção casa Contêiner os materiais utilizados para construir. Construção modular passo a passo. Hoje iremos falar de alguns materiais utilizados na minha construção em Container, tipo de isolamento térmico/acústico, piso etc.  Você terá muitas outras opções para utilizar na sua construção, cada projeto tem sua peculiaridade, no nosso caso foi o…

Se gostou do post clica na estrela

Legal
Bom
Ótimo

Curtiram

Ranking do Artigo

User Rating: 3.81 ( 8 votes)

Construção casa Contêiner os materiais utilizados para construir.

Construção modular passo a passo.

Hoje iremos falar de alguns materiais utilizados na minha construção em Container, tipo de isolamento térmico/acústico, piso etc.  Você terá muitas outras opções para utilizar na sua construção, cada projeto tem sua peculiaridade, no nosso caso foi o que me atendeu financeiramente, gosto e local da habitação ok. Talvez esta não seja a melhor opção para a sua, então pesquise pois existe diversas opções, comentarei sobre aqueles que eu conheci durante minhas pesquisas. Eu tentei economizar ao máximo, mas logico que procurei opções que me agradaram, isso era um desafio que eu tinha que superar rs.

Os materiais irei dividir em partes para o melhor entendimento, caso tenha duvidas, não esqueça de perguntar e comentar no final deste post. Mas vamos logo ao que interessa. Tipos de, isolamento térmico/acústico, revestimentos e piso.

Para darmos inicio vou falar do isolamento térmico, este sim é um assunto que muito interessa a todos, principalmente a quem irá construir uma casa em contêiner ou tem duvidas, esta é um assunto que mais me perguntam. A casa em contêiner é quente? É muito Fria?

Para responder estas perguntas, vou dizer os tipos de isolamentos que podemos utilizar. Vou dividir em algumas partes para o melhor entendimento ok.



Primeiro para a parte externa:

Chapa do contêiner, pintura que ajuda no Isolamento térmico, existem algumas empresas que trabalham com tintas especiais, preparadas para isolar a passagem do calor. O processo de pintura para isolamento térmico consiste na aplicação de um revestimento sobre as superfícies exterior ela chega a repelir 90% da radiação (UV, onda curta e onda longa) impedindo que o calor na superfície se irradie para dentro  estrutura. Uma opção muito boa, porem para nos não foi possível utilizar devido ao nosso orçamento. São tintas mais caras do que as convencionais,  um dia talvez eu possa utilizar,  mas até o momento não tivemos problemas mesmo com uma pintura normal. Alias hoje posso dizer que minha casa é mais fresca que uma casa de alvenaria, claro devido a todo isolamento interno e aberturas de portas e janelas.. Comentarei abaixo.

Telhado do contêiner, podemos fazer um deck em cima com telhado, este é o que eu pretendo fazer ainda, no meu caso na parte superior deixei ele normal, ainda não fiz nada. Existe a opção de fazer o famoso telhado verde, conhecido como ( ecotelhado ) … Podendo até mesmo optar por hortas e jardins, isso reduz significativamente a temperatura interna, porem será um telhado que deverá ter uma atenção e cuidados sempre, fora o valor também que não é tão barato. Existe também opções como manta térmica, telhado com telhas térmicas e telhado convencional e uma pouco conhecida que é uma espuma, esta é utilizada muito em outros Países, porem não encontrei nenhuma empresa que faça aqui no brasil.

 

 

Bom, já que falamos da parte externa vamos para a parte interna, como eu disse não vou comentar nomes de empresas e nem marcas de produtos, faça sua pesquisa ok..

Segundo parte Interna:

Na parte interna temos uma variedade de opções também, entre elas temos: Caixa de Leite, Lã de Vidro, Lã de de Pet, Isopor, Drywall, Madeirite, Compensado, Chapa naval reciclada e muitas outras. A que eu usei em casa foi Caixa de Leite, Lã de Vidro e o Drywall.
Criei duas camadas, caixa de leite e depois a chapa isso na sala onde não tenho problema com o sol, mesmo porque tenho uma abertura de 4 metros de porta e duas janelas, a da sala e cozinha, optei por elas porque a ventilação é ótima sem problemas, já no corredor, banheiro e quarto eu utilizei a lã de vidro e as chapas, e esta muito confortável também.   Tanto a Lã quanto as Caixas de leite ficam atrás da estrutura do Drywall, encostadas na lata do container. As chapas de Drywall são parafusadas nas Guias e Montantes e os mesmos foram parafusados no chão e em metalon no teto. As guias são as barras horizontais e os montantes as barras verticais. Para Simplificar veja a aplicação nas fotos. Na duvida pergunte ok..

Vou descrever um passo a passo, bem rápido para ficar mais simples. Mas se você quer saber mais a fundo, logo postarei videos no meu canal, explicando parte por parte, farei lives ao vivo para tirar duvidas dos inscritos ok, então acesse meu Canal no youtube, clicando aqui.

  1. Preparar a chapa da parede, tire amassados e faça os cortes das janelas e portas, faça a solda dos metalons, batentes e o que ira travar os montantes e guias.
  2. Instalação das guias superiores: eu usei solda no metalon e parafusei as guias todas no mesmo, não foi necessário nenhum tipo de furo para travar todas elas.
  3. Apos o término da estrutura eu instalei as mantas de proteção térmica (Lã de Vidro e Caixas de Leite), tambem onde ficou a tv e ar condicionado coloquei uma manta térmica tipo manta “papel alumínio” ela normalmente é colocado debaixo de telhado, isso vai ajudar muito na transmissão de calor
  4. Estas mantas e isolamento tanto térmico quanto acustico, ajudam também a não deixar passar  umidade do outro lado, assim isolando qualquer tipo de infiltração ou condensação gerada na parte da lata (chapa do container)
  5. Fixação das guias inferiores, passar todos os conduítes onde serão os pontos de tomadas, luz, etc. Esticar as mantas deixando-as devidamente posicionadas, para depois poder parafusar as placas.

Observações importante:

Antes de fechar toda a parede, já deixe reforços de armários de cozinha, tvs que ficaram presas em suporte de parede, ar-condicionado, encanamento etc..  Por isso o planejamento é tudo na construção, isso evitará trabalho duplicado futuros ok.

Pessoal, existe muita informação sobre a aplicação do drywall, não será possível explicar tudo em um post ok, então se inscrevam no meu canal do youtube, farei novos posts e videos, live ao vivo etc. porem preciso da ajuda de vcs para divulgar e compartilhar estes passo a passo. Estou a disposição para ajudar todos aqueles que precisam construir suas casas modulares, depois vou dar continuidade falando sobre, tipos de placa utilizar, massa corrida, como assentar piso em madeira, qual fita usar no drywall para emendas, qual tinta utilizar,, tem muita coisa para escrever ok.

 

Vou parar por aqui, logo teremos mais.

 

Fiquem ligados, se gostou do post comenta.

 



Facebook Comments

Sobre Ricardo Salvedote

Meu primeiro contato com a internet foi exatamente a 22 anos atrás no coisa de pioneiro como dizem rs, em 1999 comecei atuar na área de Segurança Digital, configurações de firewalls e servidores linux e windows nos meados de 2005 me transformei em Consultor de Segurança da Informação que atuo até hoje, juntamente com o projeto de Empreendedor Digital.

Check Also

Casas feitas em Contêineres se destacam pelos seus designers

Casas que talvez você gostaria de morar, designers diferentes  Algumas casas feitas em contêineres para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *